terça-feira, novembro 29, 2005

Cantora

Bete Sá é dona de uma musicalidade extraordinária, intrínseca à sua natureza, trabalhada, através dos anos, com obstinação e honestidade, sob a orientação de especialistas que ampliaram seus dotes vocais e sua extraordinária percepção rítmica e respeitaram seu timbre vocal, que se expressa com impecável afinação.
A par desses d
otes de intérprete, Bete Sá possui a lucidez que se faz necessária neste momento em que a música popular brasileira sofre arrasador desgaste. Assim, Bete procura, nestes últimos anos, resgatar a autêntica música brasileira, pesquisando arquivos, partituras quase perdidas, no afã de redescobrir para o público uma linguagem verdadeira e clara do panorama musical e lírico, riquíssimo, que agoniza e deixará de existir, em pouco tempo, sob o afluxo maciço de sons e versos espúrios que pululam pela mídia, neste momento.
Bete detém-se, com seriedade e carinho, nas origens da música popular brasileira e em seus momentos mais pujantes e autênticos, como os choros, que interpreta admiravelmente, já que, com a voz, faz a parte malabarística da melodia, escrita, como se sabe, para flauta. Por
todas essas qualidades, de intérprete e de pesquisadora, Bete Sá merece, e terá, sem dúvida, o triunfo que merece. Geny Marcondes (Regente, arranjadora e compositora de música popular e música incidental para teatro, tv e cinema e membro de todos os juris e comissões selecionadoras do Festival Internacional da Canção e do Festival Universitário da Canção, RJ)

Español

“Bete Sá es dueña de una musicalidad extraordinaria, intrínseca a su naturaleza, trabajada, a través de los años, con obstinación y honestidad, bajo la orientación de especialistas que ampliaron sus dotes vocales y su extraordinaria percepción rítmica y respetaron su timbre vocal, que se expresa con impecable afinación. A la par de esos dotes de intérprete, Bete Sá posee la lucidez que se hace necesaria en este momento en que la música popular brasileña sufre un arrasador desgaste. Así, Bete procura, en estos últimos años, rescatar la auténtica música brasileña, investigando archivos, partituras casi perdidas, en el afán de redescubrir para el público una expresión verdadera y clara del panorama musical y lírico, riquísimo, que agoniza y dejará de existir, en poco tiempo, bajo el flujo macizo de sonidos y versos espurios que abundan en los medios, en este momento. Bete se detiene, con seriedad y cariño, en los orígenes de la música popular brasileña y en sus momentos más pujantes y auténticos, como los “choros”, que interpreta admirablemente, ya que, con la voz, hace malabares con la melodía, escrita, como se sabe, para flauta. Por todas esas cualidades, de intérprete y de investigadora, Bete Sá merece, y tendrá, sin duda, el triunfo que merece.”

Geny Marcondes (Directora, arreglista y compositora de música popular y música incidental para teatro, televisión y cinema y miembro de todos los jurados y comisiones seleccionadoras del Festival Internacional de la Canción y del Festival Universitario de la Canción, RJ)